segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Amneres


Embora a poetisa viva há algum tempo da capital do Brasil,
sua obra possui ainda muito diálogo com seu estado de origem.
Amneres é natural de João Pessoa, mas atualmente reside em Brasília. Possui graduação em Comunicação Social e em Letras pela UnB. Além de poetisa, a autora é funcionária pública com vínculo empregatício na Câmara dos Deputados exercendo a função de jornalista e apresentadora da TV Câmara. A sua obra caminha entre o verso e a prosa, sendo que a maioria dos seus livros é de poemas. Seguindo a ordem cronológica de publicação estas são suas obras: Pedro penseiro (novela, 1980); Emquatro (coletânea de poemas feita com mais outros autores, 1985); Humaníssima trindade (poemas, 1993); Rubi (poemas, 1997); Razão do poema (poemas, 2004); Entre elas (poemas, 2004); Eva - poemas em verso e prosa (poemas, 2007); Diário da poesia em combustão (poemas, 2010); 50 crônicas de Brasília (crônicas, 2012). Blog: <http://www.poesiaemtemporeal-amneres.blogspot.com.br/>.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Libido (Amneres)


Fogo insome arranha, assanha, excita,
grita no ventre, no sexo, nas coxas,
corre no sangue e escorre e encharca,
cíclica corrente elétrica,
cio do tempo,
infinita lava,
luz de um misterioso Deus,
corpo e sopro,
transitório e eterno,
Ícaro,
Eros,
Eu.

(Amneres. In: Eva, 2007)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mulher (Amneres)


Nascer
Sonhar
Gozar

Fecundar-se
Germinar
Parir

Renascer
Transcender
Partir.

Amneres. In: Razão do Poema, 2000.

Ressoa o som das vozes das poetisas paraibanas na internet...


O projeto Vozes femininas da poesia lírica na Paraíba tem como grande objetivo situar as poetisas paraibanas no quadro geral da lírica produzida por mulheres no Brasil. Dessa forma, investigamos quem são estas poetisas e quais são suas obras, a fim de estabelecer um quadro geral da produção bibliográfica dessas mulheres no estado da Paraíba.

Este blog tem como objetivo principal socializar o andamento da pesquisa realizada neste projeto. Dessa forma, periodicamente, publicaremos trechos de nossos estudos sobre as poetisas, bem como seus poemas e outros ensaios sobre elas.